• 29 novembro

    Saúde e bem-estar: razões para cuidar do seu corpo

    O cuidado com o corpo vai muito além de praticar atividades físicas visando benefícios estéticos. Nosso organismo reage diante da forma como tratamos nosso corpo, o que influencia diretamente em nossa saúde física e mental. Quem cuida do próprio corpo se sente melhor, mais bem disposto e preparado para aproveitar a vida com saúde e bem-estar. Acompanhe mais alguns motivos para você cuidar do principal instrumento de trabalho do ser humano:

    Benefícios além da estética: saúde e bem-estar

    Diante de exercícios físicos e uma alimentação saudável, o organismo reage promovendo mais disposição e energia para a execução de tarefas. Além disso, há um aumento na autoestima e uma diminuição no surgimento de doenças. As regras são simples: tomar bastante água diariamente, tomar cuidado com o sal, o sódio e o açúcar, atentar para os tipos de alimentos que são consumidos e, principalmente, para as quantidades adequadas de cada um. Bebidas alcoólicas e cigarros também devem ser evitados.

    Quem cuida do corpo, cuida de tudo

    Sistemas complexos, células e órgãos funcionam dentro do seu corpo para que você seja capaz de realizar até mesmo as mais simples atividades, por isso, ao cuidar do corpo você também está cuidando de suas habilidades para falar, sorrir, andar e até mesmo respirar, bem como seu desenvolvimento pessoal e produtividade, sua saúde e bem-estar. Seu corpo trabalha para que tudo mais em sua vida exista e quando você cuida dele, está cuidando de todos os outros sistemas vinculados a ele.

    Seu corpo fala

    Assim como o corpo emite sinais para comunicar suas necessidades básicas, como sede, fome e sono, ele também avisa quando alguma outra coisa não vai bem. Uma dor que surge em determinada parte do corpo não deve ser ignorada, pois ela sugere que algo não está funcionando como deveria, por isso sua causa precisa ser detectada. Respeite as vontades do seu corpo e não o renegue, pois toda máquina necessita de cuidados para funcionar perfeitamente e você é o responsável por suprir essas necessidades, mantendo-o forte e saudável.

    A mente também precisa de cuidado

    O cérebro, como qualquer outro músculo, precisa de estímulo para funcionar corretamente. Aprender coisas novas é um excelente exercício para estimular o cérebro. Mudanças de rotina também são importantes, como um novo itinerário para o trabalho ou fazer as coisas em ordem diferente da de costume. Existem até mesmo exercícios específicos para o cérebro, como por exemplo, andar de trás pra frente dentro de casa ou observar imagens de cabeça para baixo.

    Outra forma de cuidar da mente é dando a ela o descanso necessário. Todo ser humano precisa de pelo menos seis ou oito horas de sono reparador por dia, essencial para que a atividade cerebral seja restaurada. É importante também que você não dedique todas as outras horas do dia para o trabalho, tenha um tempo para si mesmo e para fazer coisas que gosta.

    Fonte: https://bit.ly/2ddsxlR

    Voltar