• 05 julho

    O que posso fazer para tratar a tosse seca?

    Crianças com tosse seca. O que fazer para tratar?

    Antes de entender qual o tratamento correto, é preciso investigar para saber o que realmente está por trás dessa tosse seca. Isso porque esse sintoma pode estar relacionado à gripe ou resfriado, mas também a outras condições. A tosse seca pode ser proveniente de um quadro alérgico, como rinite ou sinusite, ou asma.

    Enquanto você aguarda o diagnóstico, algumas medidas podem ser eficazes para aliviar o sintoma. Primeiro, focar em uma boa hidratação e fazer lavagem nasal com soro são essenciais. Também é importante fazer inalação e evitar o uso de ventilador ou ar-condicionado, que podem ressecar as vias aéreas.

    Vale também cuidados com a prevenção, como lava as mãos frequentemente, evitar locais muito cheios, manter-se saudável com uma boa alimentação e hidratação e ter sempre uma boa noite de sono.

    Gripe versus resfriado

    É muito importante saber diferenciar o que é gripe ou resfriado. Embora os dois sejam infecções virais agudas, são causados por agentes diferentes e o quadro clínico também é distinto. Quando falamos em gripe, geralmente a criança tem como sintomas febre mais alta e, além da queixa de tosse e do nariz escorrendo, ela fica mais abatida, não querendo comer. Além disso, a gripe pode levar a complicações mais frequentes, como sinusite, e até pneumonia, seja viral ou bacteriana.

    Esse quadro é muito diferente de um resfriado, em que o pequeno consegue ter uma vida normal, pode até surgir uma febre mais baixa e não tem dor intensa no corpo como na gripe. Por isso é importante buscar a ajuda de um especialista para chegar ao diagnóstico e tratamento corretos.

    FONTE: UOL- VIVA BEM

    Voltar